terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

A disseminação das emissoras religiosas no Brasil


Pastor Valdemiro Santiago (Líder da Igreja Mundial do poder de Deus)Foto:Divulgação


Nos últimos anos tem se percebido um aumento no número de emissoras religiosas, o novo segmento de mercado tem atraído um grande número de telespectadores religiosos fiéis tanto a emissora, quanto a igreja.
Diante do grande conteúdo religioso (horários comprados nas grandes redes de televisão), sem falar no número de emissoras que exibem conteúdo religioso durante todo o dia ( são as emissoras pertencentes a líderes religioso ) a exemplo do canal RIT TV, pertencente ao missionário R.R Soares proprietário da Igreja Mundial do Poder de Deus que apresenta o programa de maior audiência do segmento evangélico, o programa Show da Fé.


Missionário R.R Soares, líder da Igreja da GraçaFoto: Divulgação / montagem Leonardo Dias

Somente no estado de Sergipe, dos 14 canais da televisão aberta (VHF e UHF), 7 apresentam uma grade totalmente voltada ao conteúdo religioso.

O crescimento dos canais religiosos, tendem a impedir o crescimento das emissoras comerciais, digo isso no quesito cobertura, retransmissão. O pastor Valdemiro Santiago proprietário da Igreja mundial do poder de Deus. Silas Malafaia líder da igreja Assembleia de Deus-Vitória em Cristo, ambos grandes ícones que tem se tornado referência do mercado evangélico em expansão no Brasil.

Pastor Silas Malafaia (Líder da Igreja Vitória em Cristo )Foto: Divulgação


por Leonardo Dias

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Viva a qualidade da TV Pública!


FOTO: site TV Cultura.

Depois de um período de uma suposta crise, a TV Cultura parece se recuperar aos poucos. Nos últimos meses a TV que pertence a Fundação Padre Anchieta tem crescido tanto em audiência quanto em faturamento, por diversas vezes a programação da rede conseguiu bater a sua principal concorrente, a RedeTV. 

A TV Cultura é uma televisão pública e comercial de caráter educativo e cultural, foi a segunda emissora de TV educativa do Brasil (a primeira é a TV Universitária (TVU), da Universidade Federal de Pernambuco). 

É parece que o brasileiro está começando a se interessar por programas de qualidade. Merecem destaque os programas: Vitrine, Metrópolis, Planeta Terra, Entrelinhas, Matéria de capa, Roda Viva, Sem Censura, Repórter Eco, Cartão verde, Jornal da Cultura com Maria Cristina Poli, além de diversos documentários que envolve o telespectador, desenvolvendo o censo crítico, além de informá-lo de vários temas do cotidiano, sem falar nos desenhos educativos que desempenham um papel de fundamental importância na formação da criança. 

 Outro exemplo de qualidade na televisão aberta brasileira é o Canal Futura e a TV Brasil, que foi criada em 2007 a emissora pertence ao governo federal. A programação da TV Brasil é dividida em faixas temáticas: infantil, animação, audiovisual, cidadania, esportes. Um dos grandes atrativos da emissora são os filmes e documentários nacionais, exibidos três vezes por semana.O brasileiro necessita de uma programação Na televisão de qualidade.

por Leonardo Dias.