domingo, 3 de novembro de 2013

"Fi do canso Mariano" - Um palavrão que já caiu no gosto popular


por Leonardo Dias

Quem visita Itabaiana, município situado a 56 km de Aracaju, se impressiona com uma típica variação linguística da região que já caiu no gosto popular. Andando pela cidade, principalmente pela feira, difícil mesmo não encontrar alguém que ainda não tenha pronunciado o palavrão que já é considerado "patrimônio linguístico da cidade do Agreste sergipano".

Estamos falando de "Fi do Canso Mariano", uma expressão característica da cidade de Itabaiana/SE. Seu significado vem de "Filho do Cão, Senhor" que com o uso popular abreviou para "fi do cão, sô" e posteriormente para "Fi do canso". "Mariano" vem como complemento, assim como "fi do 7 mil canso". "Mariano" seria algo próximo de "maligno", mas com linguajar popular se tornou essa palavra exótica.

O fato curioso está na pronuncia bem natural dos itabaianeneses, que muita das vezes deixa quem vem de fora da cidade meio "perdido” quanto o significado do palavrão. Muitos historiadores da cidade dizem que o uso da expressão “Fi do canso” vem rompendo fronteiras, e já é possível encontrar pessoas de várias cidades do interior sergipano, incindo a capital, Aracaju, pronunciando a expressão típica da Capital do Agreste.

Outras expressões

Fi do cranco, Fi duma égua, avexado, eita pencha, virado na silibrina, isto pô balaio, caralho, cabrunco e peste, são outros palavrões que se inserem num jeito bem peculiar de se comunicar em cidades interioranas do Nordeste brasileiro. Todos estes palavrões são carregados de muita criatividade e bom humor de que as pronunciam.

E quem pensa que os palavrões são pronunciados no intuito de ofensa, está muito enganado, ainda mais em Itabaiana, onde muitos utilizam a expressão como forma brincadeira, por exemplo, ou até mesmo num dia corrido.


Nenhum comentário: