sábado, 1 de fevereiro de 2014

Forrozeiros fazem sucesso em micaretas e no Carnaval

Por Leonardo Dias

Garota Elétrica em Caicó -RN (Foto: Reprodução / Tribuna do Norte)

O “forró eletrônico” vem ganhando cada vez mais adeptos e se consolidando como uma das grandes apostas do mercado de shows e eventos no Brasil afora. E quem pensa que o ritmo característico da região Nordeste é executado apenas nos meses que compreendem aos festejos juninos – maio a julho – se engana.
Aviões Elétrico no Carnaval de Salvador (Foto: Reprodução / Terra)

O forró tem se tornado presença constante em micaretas, prévias carnavalescas, e inclusive até no carnaval, mas isso só foi possível graças à criação de blocos de folia com a pegada elétrica, onde grupos de forró passaram a se apresentar em um trio-elétrico, cantando suas músicas em ritmo mais acelerado, destacando desse modo a percussão, e fazendo um verdadeiro carnaval dentro ou fora de época.
Saia Elétrica no Galo da Madrugada em PE (Foto: Reprodução / TV Nova Nordeste)

A pioneira no segmento foi à banda potiguar Saia Rodada, que em 2005 lançou um projeto inovador intitulado “Saia Elétrica”. O projeto logo caiu nas graças do público e acabou impulsionando outras bandas a seguir o mesmo caminho, como Cavaleiros do Forró (com a Cavaleiros Elétrica), Calcinha Preta (Calcinha Elétrica), Forró dos Plays (Plays Elétrico), Garota Safada (Garota Elétrica) e Aviões do Forró (Aviões Elétrico).
 Garota Elétrica em Caicó - RN (Foto: Reprodução / Tribuna do Norte)


O grande sucesso conquistado ao longo dos anos por grupos de forró em apresentações no trio-elétrico, fez com que eles fossem inseridos em “blocos fixos” que hoje disputam a risca a preferência do público com artistas já consagrados no “Axé Music”. Isso ocorre em prévias carnavalescas como o Carnatal (RN), Fortal (CE), Galo da Madrugada (PE), Pré-Caju (SE), e até nos carnavais de Manaus, Recife, Olinda e Salvador.