domingo, 26 de maio de 2013

Bandeiras, bandeirinhas, bandeirolas: Muito mais que um enfeite!

por Leonardo Dias

Muito mais que um enfeite, as bandeiras de são João representam todo um emaranhado de adjetivos para o período mais importante da região do Nordeste brasileiro, o são João.


Elas são presenças essenciais nos principais festejos juninos do país. No contexto histórico, as bandeiras ou bandeirolas, assim como também são conhecidas, foram criadas para lembrar três santos da região NE, são eles o São João, o São Pedro e o Santo Antônio. Naquele tempo, os três santos tinha sua imagem inserida nas bandeirinhas, para que pudessem ser admirados durante os festejos juninos. Um exercício que com o tempo foi alterado, as bandeiras foram reduzidas, e as imagens dos santos retiradas.


Hoje, as bandeirolas ganharam cores diversificadas, que quando confeccionadas ganham destaque nos principais eventos de forró do país, como também em quermesses religiosas e muitas outras festas, elas transbordam animação e muita alegria com toda a sua diversidade de cores e acabam se caracterizando como presença essencial de um arraial. Elas também são confeccionadas em ruas de várias cidades brasileiras, há vizinhos que até promovem competições para ver qual rua está mais enfeitada.


Do alto elas enriquecem ainda mais a beleza da festa junina, fazendo nordestinos, brasileiros e até mesmo turistas se encantarem diante de imensa beleza pela sua forma exposta no alto do arraiá.