terça-feira, 26 de março de 2013

Descaso: Forródromo de Areia Branca (SE) está abandonado


Durante muitos anos, o Forródromo do município de Areia branca, situado a 32 km de Aracaju, foi considerado por muitos, o maior forródromo do mundo, e tinha também o título de melhor são joão do estado de Sergipe.
 
Com uma área de 49 mil metros quadrados, o forródromo que foi criado em 1992, pelo prefeito da época, Ascendino de Sousa Filho, em parceria com o governo do Estado, hoje sofre com a falta de estrutura. "O arraiá que nos períodos dos festejos juninos reunia uma multidão" dos quatro cantos do estado, hoje parece estar abandonado.

Os moradores de Areia Branca estão indignados com o descaso que se encontra o forródromo. Muitos dizem que o local tem servido de esconderijo para marginais.
 
 
A sujeira toma conta do local. No banheiro público do forródromo, o cenário é deplorável, o sanitário público apresenta um odor de urina insuportável.
Diante de tantos problemas, a população da cidade de pouco mais de 16 mil habitantes, espera um dia, que o São João do município de Areia Branca, conhecido pelo bordão "Paz e Amor", volte a ser uma festa reconhecida em todo o país.

segunda-feira, 25 de março de 2013

São João: Uma festa que merece ser destacada em rede nacional

Todos os anos, quando se aproxima o Carnaval, Revellión, os grandes veículos de comunicação estão com toda a atenção voltada para estas festas que geram muito lucro, muitos deles dedicam seus espaços para a transmissão Ao Vivo em rede nacional.

O São João por sua vez, reúne durante todo o mês de junho, multidões. São eventos com mega estruturas, que movimentam milhões na economia nordestina. Além de alavancar o turismo da região.
     
Os festejos juninos das cidades de Caruaru (PE) e Campina Grande (PB), disputam todos os anos, o título de 'Maior e Melhor São João do Mundo'. 

Saindo das cidades situadas no interior, e partindo para a capital, destacamos o São João de Aracaju, que já é considerado o maior festejo junino do nordeste. O 'Forró Caju' chega a reunir a cada noite de festa, mais de 150 mil pessoas na Praça dos Mercados Centrais, local onde é realizado a festa, e tem dia que esse público chega a 200 mil.

E porque não aproveitar todo o ensejo, e explorar essa festividade nas grandes mídias?
 

Assim como os desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro e São Paulo, a Região Nordeste promove concursos de quadrilhas juninas que envolvem os nove estados da região. A cada apresentação das quadrilhas, fica evidente o colorido que ganha a apresentação, os passos que se juntam ao som da zabumba, do triângulo e da sanfona. São apresentações que transbordam a alegria, e deixam um gostinho de quero mais a quem assiste.

Sem falar nas comidas típicas e os fogos de artifício, que são um atrativo a mais para conferir um pouco mais dessa festa que preserva a cultura de um povo. 

Infelizmente, mais uma vez o nordeste não é valorizado pela imprensa nacional, que acaba deixando de lado, um grandioso evento, que merece ser destacada pela sua grandiosidade e diversidade.

domingo, 24 de março de 2013

Sotaque sergipano é o destaque desta semana do programa Estúdio Móvel, da TV Brasil


Nesta segunda-feira (25), o programa Estúdio Móvel, da TV Brasil, falará do sotaque sergipano com o cantor e compositor José Sergival. 

Natural da cidade de Nossa Senhora da Glória, alto sertão sergipano, Sergival é bastante interessado nas coisas da terra, e sempre demonstrou isso desde a infância. Fora dos palcos, o sergipano atua na área da pesquisa, juntamente com outros artistas locais, desenvolve um trabalho grandioso, realizar composições baseadas na batidas dos grupos folclóricos sergipanos.

O programa Estúdio Móvel vai ao ar nesta segunda (24), a partir das 18h na Aperipê TV, afiliada a TV Brasil.
Liliane Reis conversa com o cantor, compositor e apresentador Sergival. Segunda, às 18h

"Sou Brasil, sou Forró"

Navegando pela internet, tive o privilégio de conhecer o talento do 'Trio Juriti', uma banda genuinamente sergipana, que vêm percorrendo os quatro cantos do Brasil, levando o autêntico forró, o forró pé-de-serra. Difícil mesmo não se apaixonar por esse ritmo alegre, rico em grandes composições que retratam a vida do povo nordestino e que falam do amor.

Em meio ao enumerado conglomerado de bandas de forró eletrônico, esse trio não muito conhecido, denominado Juriti, vem se destacando pela sua preservação da boa música nordestina. E antes que eu esqueça, um detalhe bem bacana, o sanfoneiro da banda é o filho do mestre Erivaldo de Carira. Com certeza o talento passou de pai para filho!
O grupo vem apostando em composições próprias para conquistar os amantes do bom e velho forró, a música carro chefe do trio, é a 'Cara a cara', que foi lançada em 2009.