quarta-feira, 7 de maio de 2014

Em baixa: Taty Girl deixa Solteirões e escancara suposta nova crise no forró

Por Leonardo Dias


Nem mesmo a aproximação dos festejos juninos tem contribuído para que bandas de forró eletrônico sofressem baixas nos casting de cantores. Na última semana, a assessoria de comunicação do grupo cearense Solteirões do Forró, anunciou o desligamento da cantora Taty Girl. A saída da cantora dos vocais do Solteirões, escancarou uma suposta crise no cenário forrozeiro. Isso porque esta não é a primeira perda de um vocal num grupo de forró no ano.
Baixa

No último mês, prestes a gravar o novo DVD do Forró da Curtição, o cantor Iorranes Cavalcante deixou os vocais da banda paraibana. Na época, através de redes sociais, muito se cogitou sobre a saída de Iorranes ter relação com a entrada da cantora Márcia Felipe.

O Forró do Muído também iniciou o ano de 2014 com baixas. A primeira foi em com a saída da cantora Márcia Felipe, que se afastou para licença maternidade e depois não retornou aos vocais da banda cearense. A segunda baixa foi a do cantor Felipe Lemos que estava na banda desde junho de 2013 e decidiu em seguir carreira solo. Márcia Felipe segue firme na sua nova banda, o Forró da Curtição, empresariada pela WS Produções, do cantor Wesley Safadão.
Em janeiro deste ano, os cantores Paulinha Abelha e Marlus Viana deixaram a banda solo, e retornaram aos vocais da banda sergipana Calcinha Preta. O retorno dos cantores ao grupo sergipano promete retomar a história de sucesso focando no romantismo.
Nova saída?

Muito se especula nos bastidores do forró, que o cantor Doidim de Mossoró, estaria insatisfeito com o pouco investimento que vem sendo feito no Forró dos Plays, e pode ser o próximo a deixar os vocais da banda.

Bandas de forró invadem programas de TV nacionais


Somente este ano, nove bandas foram destaque em emissoras de TV nacionais. Calcinha Preta lidera o ranking; Confira a lista.
Por Leonardo Dias
O São João de 2014 nem chegou, e as bandas de forró já são presença constante em programas de TV em rede nacional. A participação de grupos do segmento em programas de TV pode se considerar uma conquista e tanto, já que mesmo sendo considerado popular, o ritmo ainda sofre muito preconceito fora da região Nordeste.

Uma pesquisa promovida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e divulgada pela Revista Época, apontou que o ritmo forró é o quarto mais executado nas rádios de todo o país, com 31%. Ele só fica atrás do sertanejo, que lidera com 58%; MPB com 47% e samba/pagode, com 44%.
Ranking
O Blog Nordeste em Pauta promoveu um levantamento para saber quais bandas de forró e quantas vezes elas foram destaque no cenário nacional por meio de participações em programas de televisão.

Em primeiro lugar está a banda Calcinha Preta que participou de nove programas. São eles o Hoje em Dia (TV Record) ; Encontro com Fátima Bernardes – 2 vezes (TV Globo); Almoço com Estrelas (TV Sampa); Programa do Ratinho e Programa Raul Gil (SBT); Sábado Total; Ritmo Brasil (RedeTV); Os Donos da Bola (Bandeirantes).


Em seguida aparece o cantor Wesley Safadão e a banda Garota Safada com cinco aparições. O Garota participou de programas como o Mais Você e Encontro com Fátima Bernardes / 2 vezes; Altas Horas e Domingão do Faustão (TV Globo);

Logo atrás vem o grupo Aviões do Forró que participou de quatro programas, são eles: Domingo é show e teve uma matéria veiculada no Hoje em Dia (TV Record); Encontro com Fátima Bernardes e Altas Horas (TV Globo);
Bandas como Magníficos; Solteirões do Forró; Forró da Curtição; Simone e Simária, Musa e Dorgival Dantas participaram do programa Encontro com Fátima Bernardes (TV Globo), programa que se destaca por abrir o maior espaço para aparição de bandas de forró.
Destaque
Mas toda essa evidência em programas só foi possível graças ao hit ‘Você não vale nada, mas eu gosto de você’, que foi tema da novela das nove da Rede Globo, Caminhos da Índia. A trilha sonora de composição de Dorgival Dantas e executada pelo Calcinha Preta foi eleito a música do ano  de 2009 pelo Melhores do Ano – do Domingão do Faustão e Troféu Imprensa veiculado no SBT. O hit abriu uma grande lacuna para que bandas de forró fossem respeitadas em programas de TV em rede nacional.
É pelo visto até a chegada dos festejos juninos o forró ganhará um espaço bem maior para mostrar o seu trabalho. E neste sentido, os grupos já passaram a gravas novos CD’s e repertórios promocionais para trabalhar no período.

Obrigação de bandas de forró em se identificar nos hits?


Por Leonardo Dias


Quem ouve uma música de forró eletrônico já deve ter percebido a quase que obrigação das bandas do segmento em se identificar. Esta ação pode ser aplicada em trechos no começo, meio e fim da canção. Mas afinal, porque os hits de forró tem a obrigatoriedade de se identificar? A explicação está lá atrás, há 10 anos, durante o início do movimento eletrônico.

Emanuel Gurgel, criador do movimento forró eletrônico e empresário da banda Mastruz com Leite, foi o idealizador da marca que se consolidou até os dias atuais, e fez do forró, o único estilo musical a adotar a ideia. Quando criou a banda Mastruz com Leite, em 1994, motivou outros empresários a lançarem no mercado da música forrozeira novas bandas. Aos poucos, os grupos foram adotando uma identidade semelhante a do Mastruz com Leite, fator que dificultava distinguir uma banda de outra. Para evitar que o Mastruz tivesse o seu crescimento abafado pela epidemia de novas bandas, Emanuel Gurgel teve a ideia dos seus vocais pronunciassem o nome da banda. Foi aí que surgiram famosos bordões como “É o forró Mastruz com Leite”, “Mastruz é Mastruz”, que fizeram sucesso na voz da cantora Kátia Cilene (ex-Mastruz / atual Forró do Bom).

A estratégia adotada pelo Mastruz, logo passou a ser aceita em outras bandas da época como o Cavalo de Pau, Forró Maior, Limão com Mel, Caviar com Rapadura, Magníficos, Raio da Silibrina, dente outras, e se estendeu até as bandas de tempos atuais, a exemplo do Cavaleiros do Forró, Garota Safada, Aviões do Forró, Desejo de Menina, Bonde do Brasil, Forró dos Plays, Solteirões do Forró e o Calcinha Preta.
Hoje, o contexto da identificação foi alterado, e é utilizado por muitos como tentativa de evitar que bandas reproduzam hits de outras sem a aplicação dos direitos autorias. Mas isso nem sempre ocorre. A estratégia utilizada por bandas de forró é bem vista pelo especialista no gênero, Paulo Soares. "Eu vejo essa ideia como fantástica, é mais que uma estratégia de marketing por dois fatores. Além de evitar que várias bandas se apropriem de canções de outros grupos sem permissão, ela contribui para que as bandas se tornem mais conhecidas do que já são. Por outro lado, ao ouvir um hit no rádio, ao ser pronunciado o nome da banda, vai entrar como osmose no cérebro, e nunca mais iremos esquecer o nome da tal banda”, analisa.