sábado, 20 de abril de 2013

Projeto Forró das Antigas faz o público voltar no tempo com o bom forró

por Leonardo Dias
Sucesso na década de 90, a cearense Mastruz com Leite, a paraibana Magníficos e a pernambucana Limão com Mel, mostram que no forró, não existe rivalidade e o trio vem expandido o ritmo nordestino para todo o Brasil, com o projeto intitulado de “Forró das Antigas”.
Criado em 2009, por Emanuel Gurgel , empresário da banda Mastruz com Leite e mais outras quatro bandas de forró, além da rádio e gravadora Somzom Sat, o cearense teve uma ideia inovadora no mercado forrozeiro, apostou em reunir as três bandas pioneiras do movimento eletrônico, em um a só festa, festa essa que percorre todo o país, é o Forró das Antigas. E a ideia deu certo, os adeptos do bom forró mostram o porquê das bandas antigas, estarem presentes na vida do povo nordestino até os dias atuais, público este que marca presença em cada edição do evento.
São bandas que retratam em seu repertório, canções que exploram o amor, a vida do vaqueiro, e a cultura nordestina. O Forró das Antigas é sinônimo de sucesso, o evento vem reunindo a cada ano, um público grande e de várias faixas etárias. 
Show realizado na última sexta-feira (19), no Miami Hall, em Aracaju (SE)

" O Forró das Antigas, veio para mostrar que o forró tem qualidade, além de manter o seu público fiel, que a acompanha as três bandas desde o início, mais como também para penetrar na vida dos jovens, que não tiveram a oportunidade de vivenciar os bons momentos que essas bandas propiciaram a milhões de brasileiros, por mais de 20 anos". Relata o radialista e apaixonado pelo ritmo, Eduardo Cardoso.


domingo, 14 de abril de 2013

"Se Sergipe é o país do forró, o Ceará é a capital!"


É impressionante como a cada dia surge uma banda nova de forró em Fortaleza. Eu costumo dizer que o estado do Ceará respira forró.

"Se Sergipe é o país do forró, Ceará é a capital!". Segundo a Associação Brasileira de Forró, atualmente existem no Brasil, mais de 3 mil bandas de forró registradas, sendo que destas, somente dez estão com a carreira consolidada.

O ritmo alegre e descontraído inspira no período junino, todo um colorido das quadrilhas juninas. O forró, ritmo típico da região, movimenta toda a economia do Nordeste durante todos os meses do ano, as festas que envolvem apresentações de forró é o maior exemplo disso, reúnem multidões.
O forró se moderniza, e o estado do Ceará se adapta a essa tendência. Seja do Mastruz com Leite, a banda  mãe do forró que surgiu na década de 90, lançando o forró eletrônico, o grupo acumula mais de 46 CD's ao longo dos 23 anos de carreira, ao Aviões do Forró, que surgiu no início dos anos 2000, e já tem 9 CD's lançados, sendo considerada uma das maiores bandas de forró da atualidade.

O fato é que o forró é muito bem aceito na região, as rádios dedicam cerca de 90% da sua programação ao ritmo apaixonante da região.



Rio de Janeiro canta o sucesso da Magníficos, "Me Usa"


Assistir a este vídeo e me entusiasmei com a receptividade que o forró teve na capital carioca, o evento foi realizado no Barra Music, que é considerado a maior casa de show da América Latina. O show era de uma banda com uma pegada mais moderna, a 'Wesley Safadão e banda Garota Safada', já a música, é da paraibana Magníficos, uma banda que marcou o início do forró eletrônico na década de 90, e que ainda faz história com o projeto forró das antigas, juntamente com outras bandas do mesmo segmento.

Ouvindo o público cantando com o cearense Safadão e a pernambucana Fabiana Karla, atriz global, que foi uma das convidadas do safadão para cantar no palco e fazer a homenagem ao Magníficos, me deixou muito feliz, e a partir daí, tive a certeza de que o bom forró, o meio tradicional, marcou a vida de inúmeras pessoas  que vivem fora do Nordeste, e que as suas canções, ficarão marcadas para sempre na vida desse povo. O show foi um sucesso, lotação geral, e ainda foi destaque em grandes portais, a exemplo do Ego, da Globo.com.