quinta-feira, 31 de maio de 2012

Globo Mar mostra encontro do Rio São Francisco com Oceano Atlântico

Neste quinta-feira (31), o programa Globo Mar irá mostrar uma das mais belas paisagens do Brasil: a foz do Rio São Francisco, uma região que é sede do encontro maravilhoso entre as riquíssimas águas do grande São Francisco e do poderoso Oceano Atlântico. Vale a pena conferir. O Globo Mar é hoje logo após As brasileiras na Globo.

Fotos: Marcelo Vianna

domingo, 27 de maio de 2012

O surpreendente crescimento da televisão regional


A região nordeste é o maior exemplo desse crescimento

Nos últimos anos houve um crescimento da televisão regional, como as emissoras locais tem um pequeno espaço para gerar uma produção local devido às grandes redes de TV do eixo RJ/SP darem pouco espaço, as emissoras regionais acabam ganhando cada vez mais espaço principalmente no nordeste além do telespectador se tornar cada vez mais assíduo. O maior exemplo de televisão regional do nordeste é a Rede Diário de Televisão e a Rede Meio Norte.
 Foto: Divulgação / TV Caju

A Rede Diário tem cede na cidade de Fortaleza no estado do Ceará, criada no ano 1998 pertence ao Sistema Verdes Mares de Comunicação e  é o maior exemplo de televisão regional, a emissora ficou conhecida em todo o Brasil e boa parte da América Latina pois poderia ser captada até 2009 através do satélite Brasilsat mais conhecido como a parabólica que recebe a frequência StarOne C2, sua programação com uma linguagem inovadora e diferente, até então inédito na história da televisão brasileira. Apostando na inovação e em formas já conhecidas como os programas de auditório visto em redes tradicionais, em produção local e de baixo custo, com diversas personalidades e cantores de forró e de outros ritmos populares, conquistou grande audiência em todo o Brasil, tanto por afiliadas, retransmissoras e inúmeras novas compras das antenas parabólicas, chegando a inclusive liderando a audiência. Devido a seu estrondoso crescimento e por ser do mesmo grupo da principal afiliada da Rede Globo no estado do Ceará, o Sistema Verdes Mares cedeu as pressões da TV Globo e retirou o seu sinal do satélite voltando a ter seu sinal transmitido apenas para os 184 municípios do Ceará e adjacências na televisão aberta e podendo ser captado em todo o país através da TV por assinatura.
                                                     Foto: Divulgação / Portal meio norte

A Rede Meio Norte tem sede em Teresina capital do Piauí, antes de se tornar uma emissora totalmente regional retransmitia a programação do Grupo Bandeirantes de Comunicação, segundo o diretor presidente do Grupo Meio Norte Paulo Guimarães, a mudança de emissora local para regional se deu pela necessidade de atender os problemas do povo piauiense. Atualmente a Rede Meio Norte está em processo de expansão a emissora está levando o seu sinal para toda a região nordeste e o melhor tudo em UHF, ou melhor, na TV aberta através de retransmissoras, até o final de 2015 a emissora pretende está com seu sinal em toda a região e não descarta a possibilidade da mesma entrar com seu sinal no satélite através das parabólicas.
                    Programa Ronda 22 da TV Diário de Fortaleza, sucesso de audiência Foto: Divulgação / SVM

Em Sergipe temos o exemplo da TV Caju, que recentemente foi vendida a um empresário baiano, Samuel Feitosa diretor da emissora diz que a TV Caju atualmente está em um processo de reformulação e adequação ao meio para poder interagir da melhor maneira possível com o telespectador sergipano e ressalta a importância de investir nesse segmento. Neste ano a emissora completou 11 anos e tornou-se afiliada da Rede Diário de Fortaleza e promete diversas novidades na era da TV Digital, em parceria com o Serviço da Studio Channel Brazil a TV Caju está gerando sua programação em alta definição. Atualmente seu sinal pode ser sintonizado através da JEP TV antiga LIG TV (TV por assinatura que recentemente foi comprado pela SKY).
A televisão regional cumpre o seu papel, de informar o telespectador a todo o momento, além de apresentar uma linguagem que no caso do nordeste o vaqueiro do sertão entende, no entanto está acostumado a ouvir, além de valorizar a cultura de um povo e seus costumes e tradições.
Por Leonardo Dias