Por Leonardo Dias
Quem ouve uma música de forró eletrônico já deve ter percebido a quase que obrigação das bandas do segmento em se identificar. Esta ação pode ser aplicada em trechos no começo, meio e fim da canção. Mas afinal, porque os hits de forró tem a obrigatoriedade de se identificar? A explicação está lá atrás, há 10 anos, durante o início do movimento eletrônico.
Emanuel Gurgel, criador do movimento forró eletrônico e empresário da banda Mastruz com Leite, foi o idealizador da marca que se consolidou até os dias atuais, e fez do forró, o único estilo musical a adotar a ideia. Quando criou a banda Mastruz com Leite, em 1994, motivou outros empresários a lançarem no mercado da música forrozeira novas bandas. Aos poucos, os grupos foram adotando uma identidade semelhante a do Mastruz com Leite, fator que dificultava distinguir uma banda de outra. Para evitar que o Mastruz tivesse o seu crescimento abafado pela epidemia de novas bandas, Emanuel Gurgel teve a ideia dos seus vocais pronunciassem o nome da banda. Foi aí que surgiram famosos bordões como “É o forró Mastruz com Leite”, “Mastruz é Mastruz”, que fizeram sucesso na voz da cantora Kátia Cilene (ex-Mastruz / atual Forró do Bom).
A estratégia adotada pelo Mastruz, logo passou a ser aceita em outras bandas da época como o Cavalo de Pau, Forró Maior, Limão com Mel, Caviar com Rapadura, Magníficos, Raio da Silibrina, dente outras, e se estendeu até as bandas de tempos atuais, a exemplo do Cavaleiros do Forró, Garota Safada, Aviões do Forró, Desejo de Menina, Bonde do Brasil, Forró dos Plays, Solteirões do Forró e o Calcinha Preta.
Hoje, o contexto da identificação foi alterado, e é utilizado por muitos como tentativa de evitar que bandas reproduzam hits de outras sem a aplicação dos direitos autorias. Mas isso nem sempre ocorre. A estratégia utilizada por bandas de forró é bem vista pelo especialista no gênero, Paulo Soares. "Eu vejo essa ideia como fantástica, é mais que uma estratégia de marketing por dois fatores. Além de evitar que várias bandas se apropriem de canções de outros grupos sem permissão, ela contribui para que as bandas se tornem mais conhecidas do que já são. Por outro lado, ao ouvir um hit no rádio, ao ser pronunciado o nome da banda, vai entrar como osmose no cérebro, e nunca mais iremos esquecer o nome da tal banda”, analisa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário